terça-feira, 28 de junho de 2016

Profissões- Bruna Almeida

ENGENHARIA QUÍMICA!

O que um engenheiro químico faz?
Esse engenheiro trabalha com os processos industriais que empregam transformações físico-químicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas, sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos para o meio ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. É possível ingressar na carreira com uma formação de tecnólogo.

Mercado de trabalho

O leque de atuação do profissional é amplo e o coloca entre os mais bem remunerados dos engenheiros. Além do setor de petróleo, algumas frentes de trabalho tradicionais se mantêm estáveis, como a indústria de polímeros e de tintas e vernizes. Mas a grande novidade para o engenheiro químico é o segmento farmacêutico e de cosméticos, nos quais o profissional é chamado para pesquisar e desenvolver novos produtos. Na área ambiental, começam a surgir vagas no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e na geração de energia de fontes renováveis. A crise hídrica em vários estados do Sudeste aumentou a demanda pelo engenheiro químico, requisitado para promover o aumento da eficiência das indústrias e da gestão da água. Os polos industriais dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo concentram os principais empregadores. O crescimento da produção mineral, a instalação de uma refinaria em Pernambuco e do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem boas perspectivas para a Região Nordeste. Ainda na Bahia, há demanda pelo graduado no Polo Industrial de Camaçari, que conta com mais de 90 empresas, incluindo químicas, petroquímicas, de celulose e de fertilizantes. Existem oportunidades também no Centro Industrial de Aratu (CIA), na região metropolitana de Salvador.

Curso

Física, matemática e, principalmente, química, estão presentes em todo o curso. Os recentes avanços da biotecnologia faz com que disciplinas relacionadas às Ciências Biológicas sejam aos poucos incorporadas ao currículo. A partir do terceiro ano, o conhecimento adquirido nessas disciplinas passa a ser aplicado a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química. As aulas em laboratório, inclusive nos de informática, ocupam parte significativa da carga horária. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 5 anos.

O que o profissional pode fazer?

Desenvolvimento
Criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo e a tecnologia de fabricação ou beneficiamento.
Meio ambiente
Definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas.
Processo industrial
Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e etapas da produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.
Projetos
Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.










TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO!



O profissional de TI

As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI. Por causa de sua amplitude, a área é dividida em várias especializações, tal como acontece com a medicina, por exemplo. Sendo assim, pode-se encontrar profissionais de TI para cada um dos seguintes segmentos: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outros.
Para cada uma destas áreas, há subdivisões. Por exemplo, em desenvolvimento, há profissionais que atuam apenas com softwares comerciais (como ERP), outros que trabalham apenas com a criação de ferramentas para dispositivos móveis, outros que concentram suas atividades na internet e assim por diante.
Via de regra, interessados em seguir carreira na área de TI fazem cursos como ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação, mas há outros, inclusive com foco mais técnico, como tecnologia em redes de computadores e tecnologia em banco de dados, além de cerificações e cursos de pós-graduação para profissionais já formados.

Mercado de Trabalho

Um levantamento realizado pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) revela que há vagas no setor de TI e elas devem continuar crescendo. De acordo com a pesquisa, serão abertos 750 mil novos postos em todo o país até 2020.
Com a demanda tão alta, é preciso ressaltar que as vagas devem ser disputadas por muita gente. Sendo assim, a qualificação será um importante diferencial para conquistar um lugar no mercado de trabalho.
Ainda segundo a Brasscom, a cidade de São Paulo é a que mais emprega profissionais de TI. Ao todo, 32% das oportunidades anunciadas ficam na capital paulista. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (9,97%), Porto Alegre (9,77%), Curitiba (4,78%) e Belo Horizonte (3,66%).
Em resumo o mercado de trabalho na área de TI, vem crescendo cada vez mais e procurando profissionais bem qualificados,passando com folga pela crise que rodeia o país nos últimos tempos.

(Analisar)

Em razão da necessidade das empresas de implementar programas de informatização para otimizar os negócios, esse tecnólogo encontra um mercado promissor. O profissional tem uma visão geral do setor de tecnologia da informação (TI), o que o habilita a trabalhar nas mais diversas especializações - do gerenciamento de bancos de dados e administração de redes ao desenvolvimento de sistemas. Segundo Roque Maitino Neto, coordenador do curso da Faculdade Anhanguera de Bauru, as instituições de ensino não conseguem formar mão de obra capacitada em quantidade suficiente para suprir a enorme demanda do setor de TI. "A carência é generalizada, mas o desenvolvimento de aplicativos para a telefonia celular, particularmente smartphones, e para TV digital, bem como a segurança on-line são as três áreas críticas", diz o professor. A maior procura pelo profissional ocorre no Sul e Sudeste.

Salário inicial: R$ 2.300,00 (fonte: prof. Roque Maitino Neto, da Fac. Anhanguera de Bauru);

Curso

Há no Brasil cerca de 140 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação. A maioria habilita o aluno na criação, implementação e administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux também é matéria de vários programas de gestão.

Duração média: dois anos.





terça-feira, 24 de maio de 2016

Engenharia e Arquitetura - Leonardo Souza


Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo                                                                                               O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.                      O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.    
                                                                                                                           Mercado de Trabalho                                                                                                                                                                                                                                                              As grandes cidades brasileiras têm uma grande demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, o que abre boas oportunidades para o profissional da área. Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras. No entanto, cada vez mais empresas de outros segmentos procuram o profissional, como é o caso da Ambev, da Caixa Econômica Federal e das lojas Americanas, que têm vagas para o graduado em seus programas de trainee. A maior parte das oportunidades está no Sul e Sudeste. Em alguns casos, empresas buscam o profissional com disponibilidade para viajar ou morar temporariamente em outras regiões, como Norte e Nordeste. Nesta região, além das obras de infraestrutura, o mercado no litoral continua crescendo graças ao turismo.              A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo país neste ano, portanto, têm efeitos negativos no setor, afetando a empregabilidade do engenheiro civil. “Certos segmentos, no entanto, são vitais para a economia e não podem ficar estagnados”, diz Leila Miranda, diretora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O saneamento é uma das áreas cuja necessidade de investimento é evidente. Para superar a crise de abastecimento de água precisam ser realizadas obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil.” A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. A Região Sudeste continua sendo o principal mercado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        







Engenharia Química ou Radiologia (Sofia)




1- Engenharia Química ou Radiologia


2- Engenharia Química -  trabalha com os processos industriais que empregam transformações físico-químicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas, sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos para o meio ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.



Radiologia - opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografas convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia. Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raios X ou de ressonância magnética, por exemplo. Em Engenharia, o tecnólogo utiliza os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de localizar e corrigir defeitos na construção de aviões. Na indústria farmacêutica e na alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos. Ele pesquisa melhorias na qualidade das imagens e a segurança dos aparelhos.



3- Engenharia Química - O leque de atuação do profissional é amplo e o coloca entre os mais bem remunerados dos engenheiros. Além do setor de petróleo, algumas frentes de trabalho tradicionais se mantêm estáveis, como a indústria de polímeros e de tintas e vernizes. Mas a grande novidade para o engenheiro químico é o segmento farmacêutico e de cosméticos, nos quais o profissional é chamado para pesquisar e desenvolver novos produtos. Na área ambiental, começam a surgir vagas no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e na geração de energia de fontes renováveis. A crise hídrica em vários estados do Sudeste aumentou a demanda pelo engenheiro químico, requisitado para promover o aumento da eficiência das indústrias e da gestão da água. Os polos industriais dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo concentram os principais empregadores. O crescimento da produção mineral, a instalação de uma refinaria em Pernambuco e do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem boas perspectivas para a Região Nordeste. Ainda na Bahia, há demanda pelo graduado no Polo Industrial de Camaçari, que conta com mais de 90 empresas, incluindo químicas, petroquímicas, de celulose e de fertilizantes. Existem oportunidades também no Centro Industrial de Aratu (CIA), na região metropolitana de Salvador.



Radiologia - A Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, recomenda a contratação de profissionais da área em hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, a fim de garantir a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem e a segurança dos pacientes e de quem opera as máquinas. Com isso, a demanda pelos serviços dos radiologistas aumentou. Da mesma maneira, a popularização dos planos de saúde fez crescer a procura por exames como mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, aquecendo o mercado de trabalho. As expectativas também são boas para o tecnólogo com especialização em Radiologia industrial. Este profissional pode trabalhar em setores como papel e celulose, petrolífero, automobilístico, aéreo e naval. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior procura por radiologistas, mas ela tem aumentado também no Nordeste. Nesta região, eles são demandados para atuar no serviço público, onde a contratação se dá por concurso.



4- Engenharia Química - Duração média de 5 anos. Física, matemática e, principalmente, química, estão presentes em todo o curso. Os recentes avanços da biotecnologia faz com que disciplinas relacionadas às Ciências Biológicas sejam aos poucos incorporadas ao currículo. A partir do terceiro ano, o conhecimento adquirido nessas disciplinas passa a ser aplicado a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química. As aulas em laboratório, inclusive nos de informática, ocupam parte significativa da carga horária. 



Radiologia - Duração média de 3,5 anos. O curso começa com disciplinas como biologia e anatomia. As áreas de informática e gestão ocupam boa parte da carga horária. Estudam-se competências para realizar exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea e ressonância magnética, além de manipular softwares usados nas estações de trabalho. Há um terceiro grupo de disciplinas, relacionado com a física radiológica, em que se ensinam as propriedades da radiação que viabilizam a produção da imagem e a aplicação de campos magnéticos.



5- Engenharia Química - 

Desenvolvimento

Criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo e a tecnologia de fabricação ou beneficiamento.

Meio ambiente

Definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas.

Processo industrial

Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e etapas da produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

Projetos

Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.


Radiologia -  Este profissional pode trabalhar em setores como papel e celulose, petrolífero, automobilístico, aéreo e naval. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior procura por radiologistas, mas ela tem aumentado também no Nordeste. Nesta região, eles são demandados para atuar no serviço público, onde a contratação se dá por concurso.

6- Engenharia Química



Radiologia

Direito e Estética - Nadine Lindner c2



Direito e Estética 
Direito 

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.


Estética 

Este bacharel é um especialista em beleza associada a saúde e bem-estar. Presta serviço tanto para homens quanto para mulheres. Aplica produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza da pele, depilação, hidratação, massagem para contorno corporal e bronzeamento artificial. Pode atuar em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, em parceria com o médico, em tratamentos preventivos ou acompanhamento no período pós-cirúrgico. você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Mercado de Trabalho

Direito

Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações, está entre os cursos mais procurados e tem um mercado sempre aberto. Há inúmeras possibilidades de atuação para o recém-formado. Quatro áreas estão especialmente em alta no momento: compliance e ética, tributária, trabalhista e recuperação judicial e de crédito. O advogado especializado em compliance e ética resolve conflitos relacionados a políticas internas de empresas e condutas éticas. Ele está valorizado por uma tendência mundial de preocupação das companhias com estes temas. No Brasil, o aquecimento ocorre devido a investigações que levaram executivos de grandes empresas à prisão por envolvimento com a corrupção. O profissional da área tributária segue em alta por causa da complexa estrutura de tributos do país. Ele é responsável pelo cumprimento de normas relacionadas à arrecadação e impostos e obrigações tributárias das empresas. Já o advogado trabalhista atua na resolução de casos ligados às relações de trabalho. Ele é bastante necessário nas companhias em épocas de crise, quando ocorrem muitas demissões. Por último, o profissional da área de recuperação judicial e de crédito é procurado em momentos de baixa na economia para resolver litígios de empresas em fase de recuperação judicial. Atua ainda em favor de bancos. Outras áreas novas e aquecidas são direito ambiental, de tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet, direito imobiliário e propriedade intelectual. No caso do direito ambiental, o mercado dá preferência aos profissionais que somem ao conhecimento da legislação visão estratégica e domínio de técnicas de gestão ambiental. Também tem destaque o direito internacional e societário, bem como a área de mercado de capitais. Na carreira pública, um setor em alta é a defensoria pública, voltada ao atendimento da população carente. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo federal, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. O novo código de processo civil (PLS 166/2010), sancionado pela presidente Dilma Rousseff em março de 2015, cria instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda pelo profissional, que já é grande no setor público, deverá aumentar.


Estética 



O setor de imagem pessoal é um dos que mais crescem no Brasil. daí que este profissional encontra vagas em centros de estética, spas, hotéis, salões de beleza, consultorias e academias de ginástica. Ele pode dar aulas ou prestar consultoria, e trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos. ou gerenciar empresa própria ou equipes de clínicas e centros de estética. O sudeste e o sul concentram a maior parte das indústrias e empresas de cosméticos e perfumaria.



 Estética




Direito 



Engenharia de Controle e Automação, Calebe Almeida

1- Engenharia de Controle e Automoção

2-O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

3-É difícil imaginarmos, hoje em dia, alguma indústria que não dependa da tecnologia para melhorar seus processos de fabricação. Para ter competitividade no mercado, as empresas apostam em sistemas automatizados para ganhar agilidade e diminuir custos na fabricação de produtos. Os grandes centros urbanos e polos industriais concentram o maior número de vagas para engenheiros de controle e automação. Ele encontra oportunidades de emprego em indústrias de vários setores da economia, como por exemplo:
  • Automotiva
  • Metalúrgica
  • Mineração
  • Eletrônica
  • Petróleo e Gás
  • Alimentícia
  • Biomedicina
  • Construção Civil
  • Têxtil  

4-A graduação em Engenharia de Controle e Automação, também conhecida como Mecatrônica, possui a habilitação em bacharelado e duração média de 5 anos.
Assim como nas outras Engenharias, este curso possui muitas disicplinas das áreas de Matemática,Física e Química. Disciplinas relacionadas a outras engenharias, como Eletrônica, Mecânica eComputacional, também fazem parte da estrutura curricular desta faculdade.
Ao longo do curso o aluno tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática através deatividades em laboratório.

6-

NAZISMO


NAZISMO

Sob o comando de Adolf Hitler, se desenvolveu na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial um sistema político de tipo totalitário conhecido por nazismo.Os nazistas tinham pensamentos e idéias racistas, anti-semitas, nacionalistas, expansionistas e anti-homossexuais. Além de odiarem comunistas, odiavam e massacravam judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas.Aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919. Quando conquistou a liderança do partido mudou o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja sigla, NAZI em alemão, deu nome ao movimento). A organização recebeu a adesão de vários importantes capitalistas alemães e fez um a tentativa frustrada de tomar o poder em 1923.Em janeiro de 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler(espécie de Primeiro Ministro).A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã.


 Relatório

BIOQUÍMICA

  • O Curso

O bacharelado mais tradicional nesta área é Bioquímica. Mas algumas escolas oferecem o curso de Ciência e Tecnologia, com ênfase na área. A matriz curricular tem foco nas ciências biológicas e química, mas contém também disciplinas de matemática, física, química, estatística e informática. As disciplinas específicas incluem biossegurança, biotecnologia vegetal e farmacologia. Aulas em laboratório ocupam grande parte do tempo. O estágio é obrigatório e o aluno também tem de apresentar um trabalho de conclusão de curso. 

  • Perfil do Profissional da Área

O bioquímico pesquisa e aplica processos biológicos (como fermentação e reações naturais entre elementos) na transformação de alimentos, produção de remédios e  combustíveis. Desempenha um papel fundamental tanto em institutos de pesquisa quanto na indústria médica, farmacêutica, alimentícia, cosmética ou agrícola.
Os bioquímicos utilizam ferramentas e conceitos da química e da biologia, particularmente da química orgânica, físico-química, biologia celular e genética, para a elucidação do sistema vivo. Desta forma o bioquímico possui conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para atuar em ensino superior, pesquisas, indústrias e serviços, além de aprender sobre os princípios éticos e legais relativos à profissão no âmbito do seu exercício profissional. 

  • Mercado de Trabalho

No mundo inteiro, o mercado de biotecnologia está em constante crescimento e inovação - o que aquece o mercado para este profissional. O avanço das técnicas de manipulação genética exige quem entenda dos processos que ocorrem no núcleo das células para a produção, por exemplo, de sementes transgênicas. Mas os recém-graduados ainda enfrentam a concorrência com profissionais de áreas correlatas, como químicos, engenheiros químicos e farmacêuticos. Os setores de alimentos e bebidas, de medicamentos e cosmética e de melhoramento genético são nichos tradicionais. No entanto, o bioquímico também se coloca em empresas e órgãos que avaliam impactos ambientais e processos de despoluição e em institutos de pesquisa agropecuária, como Embrapa. As regiões Sul e Sudeste oferecem o maior número de vagas.

  • O  que o Profissional da Área Pode Fazer

Controle – fazer a análise química, físico-química das moléculas e sua padronização e controle de qualidade;
Ensino – com pós-graduação, lecionar no ensino superior em instituições privadas e públicas;
Pesquisa – desenvolver, em laboratórios e institutos de pesquisas, novas enzimas e matérias-primas para a fabricação de produtos;
Projeto – desenvolver as enzimas ou novos produtos em escala industrial, para que sejam usados por grandes empresas.

REFERÊNCIAS

BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA - Guia do Estudante,  disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/ acessado em 24/05/2016 às 11:44:12
Bioquímico, disponível em: https://pt.wikipedia.org/ acessado em 24/05/2016 às 11:50:59


Celia Dornelles Andrade Cezimbra

OCEANOGRAFIA (ou OCEANOLOGIA)

  • O Curso

Ainda são poucas as instituições de ensino que oferecem a graduação em Oceanografia. O curso tem duração média de 5 anos e habilitação em bacharelado.
A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas das áreas de Física, Matemática, Biologia, Química e Geologia. O estudante aprende a interpretar e analisar o movimento dos oceanos como correntes, marés e ondas. Estuda a formação das rochas e tudo o que diz respeito às espécies aquáticas e seus habitats.
As características físicas, químicas, biológicas e geológicas dos oceanos são vistas em disciplinas como manejo dos recursos vivos, poluição marinha e tecnologia de pesca. No fim do curso, navegar é preciso, e você deve ter noção de meteorologia e cartografia. Em algumas escolas, o estágio é obrigatório. 

  • Perfil do Profissional da Área

Como o nome sugere, a Oceanografia investiga as características dos oceanos e também de outros ambientes aquáticos como lagos, rios e mares. O profissional formado nesta área é chamado de oceanógrafo.
O trabalho de um oceanógrafo envolve coletar amostras dos ambientes aquáticos, determinar as condições físicas, químicas e biológicas destes ambientes, pesquisar sobre as formas de vida ali encontradas e suas características.
Quem deseja seguir carreira na área de Oceanografia deve ter gosto por Biologia e pela vida marinha.
Dependendo da área de atuação que o profissional escolher, suas atividades envolverão saídas de campo, então gostar do contato com a natureza é fundamental nestes casos.
Um bom oceanógrafo deve ser meticuloso e ter atenção aos detalhes para desenvolver pesquisas e análises de qualidade.

  • Mercado de Trabalho

Se no passado a oceanografia era focada em pesquisa, hoje os profissionais se direcionam também para outras áreas. Há boas oportunidades especialmente no litoral nordestino, onde crescem os grandes empreendimentos de turismo. Isso porque toda atividade humana em ambientes marinhos demanda estudos de impacto ambiental, com levantamentos oceanográficos. A prestação de serviços às companhias do setor do petróleo, em prospecção na camada do pré-sal, também gera demanda pelo graduado. Outra atividade cada vez mais valorizada é a modelagem da circulação dos oceanos - a criação de modelos que explicam o movimento das correntes, para monitorar, por exemplo, o lançamento de poluentes. Em Santa Catarina, o setor pesqueiro oferece oportunidades. Outras duas áreas merecem destaque como boas empregadoras: a biotecnologia, na extração de produtos de organismos marinhos para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, e a maricultura (criação de animais marinhos), atividade predominante no Sul e no Nordeste. Os estados que mais requisitam este profissional são Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além do Nordeste.

  •  O que o Profissional da Área Pode Fazer

Preservação Ambiental – realiza estudos sobre os impactos ambientais que as atividades humanas exercem sobre o meio aquático e elabora laudos técnicos sobre o assunto. Dentro de empresas e indústrias este profissional cria programas de qualidade ambiental com o intuito de preservar a zona costeira e ambientes aquáticos.
Gerenciamento de Recursos Naturais – desenvolver e aplicar métodos de exploração e beneficiamento de recursos marinhos. Dirigir unidades de preservação ecológica. Atuar na conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas e a recuperação e manejo de ambientes degradados.
Modelagem Oceânica – desenvolve modelos que simulam os movimentos dos mares. Para isso, realiza cálculos matemáticos que levam em consideração alterações climáticas e influências atmosféricas.
Geoprocessamento Oceânico – elabora o mapeamento do fundo dos oceanos. Para isto utiliza imagens captadas por satélites.
Limnologia – participar de projetos voltados para a conservação de diferentes ambientes de água doce, como riachos, rios e lagos.
Saneamento – faz parte de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos de saneamento em regiões costeiras.
Maricultura – desenvolve técnicas e supervisiona as atividades de cultivo de organismos aquáticos em cativeiro e elabora planos de revitalização de margens afetadas por este cultivo.
Pesquisa – realizar estudos básicos e pesquisa aplicada em áreas como: oceanografia biológica
(biodiversidade e ecossistemas marinhos); oceanografia física (correntes marítimas, marés e fenômenos climáticos); oceanografia geológica (composição do solo marinho e fenômenos geofísicos); oceanografia química (composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados ou em processo de degradação).

REFERÊNCIAS

 

OCEANOGRAFIA - Guia do Estudante, disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/ acessado em: 24/05/2016 às 11:12:43

Felipe Veronezzi, Oceanografia: conheça o curso e veja onde estudar | Guia da Carreira, disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/  acessado em: 24/05/2016 às 11:18:03 

 

Celia Dornelles Andrade Cezimbra

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O PERÍODO ENTREGUERRAS Gabriel


1- Escreva em forma de tópicos, quais foram os principais aspectos do crack (quebra) da bolsa de Nova York?
                                   

*Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento.

As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os

países europeus. 

*Causas da crise

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a

aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes.

*
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria

de investidores que pretendiam vender suas ações.

*
 O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito

ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre.

*
 O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos

trabalhadores.

*
Efeitos no Brasil 

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

2- Escreva em forma de tópicos, quais foram os principais aspectos do New Deal?


New Deal (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt.

* Com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão.

 O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política econômica.

Itens do projeto:

  • o investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 bilhões (valores não corrigidos pela inflação) na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos;
  • a destruição dos estoques de gêneros agrícolas, como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços;
  • o controle sobre os preços e a produção, para evitar a superprodução na agricultura e na indústria;
  • a diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de abrir novos postos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criaram-se o seguro-desemprego e o seguro-aposentadoria (para os maiores de 65 anos).

    Para se entender corretamente o New Deal é importante ter em mente que na década de 1930 os Estados Unidos atravessaram um período em que um grande número de norte-americanos viveram na absoluta pobreza.

    * Como resultado do New Deal foram criadas nos Estados Unidos dezenas de agências federais (equivalentes às autarquias, no direito administrativo brasileiro), as quais receberam o apelido irônico de alphabet agencies (agências alfabéticas), devido à profusão das siglas com que eram designadas: CCC (Civilian Conservation Corps), TVA (Tennessee Valley Authority), AAA (Agricultural Adjustment Administration), PWA (Public Works Administration), FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), SEC (Securities and Exchange Commission), CWA (Civil Works Administration), SSB (Social Security Board), WPA (Works Progress Administration), NLRB (National Labor Relations Board).

    "Com o New Deal, portanto, iniciou-se a tensa construção do pacto entre Estado, trabalho organizado e capital, ou regulação fordista keynesiana do capitalismo que, no pós-guerra, fundamentaria o peculiar Estado de Bem- Estar americano e o longo período de prosperidade que se estenderia até fins dos anos 1960.".
    "A regulação fordista keynesiana baseava-se em um pacto segundo o qual o Estado assumia papéis keynesianos, de forma a tornar-se um demandador da indústria privada e um fornecedor de salários indiretos, com o objetivo de universalizar o consumo; o capital repassava ganhos de produtividade do trabalho aos salários (relação salarial fordista), buscando assim assegurar a estabilidade do sistema e, por fim, os sindicatos aceitavam a ordem capitalista, em troca de sua incorporação ao mundo do consumo".
    Essas políticas econômicas, ate então inusitadas, foram adotadas quase simultaneamente por Franklin D. Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schacht na Alemanha e foram - cerca três anos mais tarde - racionalizadas por Keynes em sua obra clássica Teoria geral do emprego, do juro e da moeda.
     

3- Escreva em forma de tópicos, quais foram os principais aspectos de Stalin, na URSS?


União Soviética entre 1927 e 1953 (a chamada Era Stalin ou Era Stalinista) foi dominada por Josef Stalin, muitas vezes descrito como um estado totalitário, modelado por um líder que tinha todos os poderes, e que buscava reformar a sociedade soviética, com planejamento econômico agressivo, em especial, com uma varredura da coletivização da agricultura e do desenvolvimento do poder industrial.

Ele também construiu uma enorme burocracia, o que sem dúvida foi responsável por milhões de mortes como resultado de vários expurgos e esforços de coletivização. Durante seu tempo como líder da URSS, Stalin fez uso frequente de sua polícia secretagulags e poder quase ilimitado, para remodelar a sociedade soviética.
 
A subida ao poder definitivo de Joseph Stalin, como secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética ou Gensek entre 1927 e 1929, marcou o início de uma transformação radical da sociedade soviética. Em alguns anos, a face da União Soviética mudou radicalmente pela coletivização de terras e pela rápida industrialização realizada pelos muitos ambiciosos planos quinquenais.

Esta política tem como resultado milhões de mortes devido à queda dramática da qualidade de vida dos cidadãos e abriu um longo reinado de terror e traição, marcada em particular pelo Grande Expurgo e por uma grande expansão dos campos de trabalho forçado dos Gulags.

 Além disso, essa política vai tornar a União Soviética, após a sua vitória contra os invasores nazistas, na segunda superpotência mundial. Toda a sua história posterior, desde a morte de Stalin (1953) até sua dissolução em 1991 - a administração da URSS consistirá na pesada herança da era stalinista.

II Guerra Mundial, conhecida como "A Grande Guerra Patriótica" na União Soviética, devastou grande parte da URSS, com cerca de uma em cada três mortes, sendo um cidadão da União Soviética. Após a II Guerra Mundial, os exércitos da União Soviética ocuparam a Europa Oriental, aonde os governos comunistas chegaram ao poder no Bloco do Leste, enquanto os Estados Unidosmantiveram sua influência na Europa Ocidental, onde os governos democráticos foram estabelecidos. A Guerra Fria que se seguiu, a URSS e os Estados Unidos lutaram indiretamente pela influência mundial.



4- Escreva em forma de tópicos, quais foram os principais aspectos do Fascismo Italiano?


Itália fascista, também denominada como regime de Mussoliniditadura de Benito Mussolini ou ditadura fascista, é o período da história da Itália do governo do Duce Benito Mussolini e do desenvolvimento do fascismo.

O fascismo foi um movimento político autoritário do século XX que surgiu no Reino de Itália após a Primeira Guerra Mundial. Nasceu em parte como reação à Revolução Bolchevique de 1917 e às fortes lutas dos trabalhadores e seus sindicatos, culminando no biennio rosso, e em parte pela controvérsia sobre a sociedade liberal-democrática que emergiu a partir da experiência da Primeira Guerra Mundial.

A palavra fascismo tem origem na palavra italiana fasci, que significa "feixe". O feixe de lenha amarrado foi um símbolo muito usado em Roma Antiga. Simbolizava a força na união, segundo a metáfora de que um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes. 

Benito Mussolini resgatou esse símbolo ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1922. O símbolo desse partido era o feixe de lenha com um machado, tendo de pano de fundo as cores da bandeira italiana.

5- Escreva em forma de tópicos, quais foram os principais aspectos do Nazismo na Alemanha?


Alemanha Nazi ou Nazista, também chamada de Terceiro (oficialmente, desde 1943Grande Reich Alemão), são nomes comuns para a Alemanha durante o período entre os anos de 1933 e 1945, quando o seu governo era controlado por Adolf Hitler e pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), mais conhecido como Partido Nazista. Sob o governo de Hitler, a Alemanha foi transformada em um Estado totalitário fascista que controlava quase todos os aspectos da vida. A Alemanha nazista deixou de existir após as forças aliadas derrotarem os alemães em maio de 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa.

Depois de Hitler ter sido nomeado Chanceler da Alemanha por Paul von Hindenburg, o presidente da República de Weimar, em 30 de janeiro de 1933, o Partido Nazista começou a eliminar toda a oposição política e a consolidar seu poder. Hindenburg morreu em 2 de agosto de 1934 e Hitler se tornou ditador da Alemanha, quando os poderes e escritórios da Chancelaria e da Presidência foram fundidos.

Um referendo nacional, realizado em 19 de agosto de 1934, confirmou Hitler como o único Führer (líder) da Alemanha. Todo o poder foi centralizado nas mãos dele e a sua palavra estava acima de todas as leis. O governo nazista não era uma organização de cooperação coordenada, mas sim uma coleção de facções que lutavam para acumular poder e ganhar a simpatia de Hitler. Em meio à Grande Depressão, os nazistas restauraram a estabilidade econômica e terminaram com o desemprego em massa usando gastos militares pesados ​​e uma economia mista. Extensas obras públicas foram realizadas, incluindo a construção das Autobahns (rodovias de alta velocidade). O retorno à estabilidade econômica impulsionou a popularidade do regime.

racismo e o antissemitismo eram, especialmente, uma característica central do regime. Os povos germânicos — também referido como raça nórdica — foram considerados a representação mais pura do arianismo e, portanto, araça superiorJudeus e outros grupos considerados indesejáveis ​​foram perseguidos ou assassinados e a oposição ao governo de Hitler foi brutalmente reprimida. Membros da oposição liberalsocialista e comunista foram mortos, presos ou forçados ao exílio. As igrejas cristãs também foram oprimidas, sendo muitos de seus líderes presos. A educação era focada na biologia racial, política populacional e aptidão para o serviço militar. Carreira e oportunidades educacionais para as mulheres foram reduzidas. A recreação e o turismo foram organizados através do programa "Força pela Alegria" e os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 apresentaram o Terceiro Reich ao cenário internacional. Joseph Goebbels, o ministro de propaganda, fez uso efetivo de filmes, manifestações de massa e da hipnotizante oratória de Hitler para controlar a opinião pública alemã. O governo controlava a expressão artística, promovendo formas de arte específicas, enquanto desencorajava ou proibia outras.

A Alemanha nazista fez exigências territoriais cada vez mais agressivas e ameaçou entrar em guerra caso não fosse atendida. A Áustria e a Tchecoslováquia foram tomadas em 1938 e 1939. Hitler fez um pacto com Josef Stálininvadiu a Polônia em setembro de 1939, o que deu início a Segunda Guerra Mundial na Europa. Em aliança com a Itália fascista e outras Potências do Eixo, a Alemanha conquistou a maior parte da Europa em 1940 e ameaçou oReino UnidoReichskommissariate assumiram o controle brutal das áreas conquistadas e uma administração alemã foi fundada no que restou da Polônia. Os judeus e outros considerados indesejáveis ​​foram presos e assassinados em campos de concentração e em campos de extermínio. A implementação das políticas raciais do regime culminou no assassinato em massa de judeus e de outras minorias durante o Holocausto. Cada ramo daburocracia alemã estava envolvido na logística que levou ao extermínio, o que faz com que alguns classifiquem o Terceiro Reich como um "um Estado genocida". Após a invasão alemã da União Soviética em 1941, o cenário virou contra os nazistas e grandes derrotas militares foram sofridas em 1943. O bombardeio em larga escala de cidades, ferrovias e refinarias alemãs aumentou em 1944. A Alemanha foi invadida em 1945 pelos soviéticos através do leste e os outros Aliados pelo oeste. A recusa de Hitler a admitir a derrota levou à destruição maciça da infraestrutura alemã e a perda desnecessária de vidas nos últimos meses da guerra. Os Aliados vitoriosos iniciaram uma política de desnazificação e colocar a liderança nazista sobrevivente em julgamento por crimes de guerra durante os julgamentos de Nuremberg.