quinta-feira, 25 de maio de 2017

A Revolução Agrícola - Egito Robert & Franciely


1- Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? 

 Localizado no Nordeste do continente Africano, constitui-se em uma das mais importantes sociedades surgidas no Neolítico. Certa vez, em visita aos País, o historiador grego Heródoto afirmou: ´´ O Egito é um presente do Nilo´´.

2- Oque eram os nomos? Como as pessoas viviam? 

Foram as primeiras aldeias sedentárias do Egito. Viviam da caça, da pesca, criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo, do cultivo de cereais, linho, legumes, frutas e verduras, os nomos ocuparam o vale e o Delta do Negro.

3- O que impôs o aproveitamento das águas do Rio Nilo?


 O aproveitamento das águas do rio, desde cedo, impôs aos egipicios  a necessidade de se organizarem. Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo, dirigido pelos primeiros chefes das aldeias, os nomarcas.

4- Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capítulo que pegou.


A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA


Nesse amplo leque de novas investigações, que estão procurando “descolar” o surgimento da civilização egípcia da Mesopotâmia, estão aquelas que se voltam para um processo histórico ainda mais remoto, relativo ao próprio surgimento da agricultura no vale do Nilo.Na zona do Crescente Fértil, pouco a pouco, os bandos humanos foram se acampando em cavernas, situadas nas partes mais altas. Começaram a domesticar os animais. Primeiro foram as cabras, cabritos e cachorros selvagens. O passo seguinte foi a substituição da simples colheita dos cereais.Na senda das novas investigações que estão em curso nas últimas décadas, que visam apresentar a gênese da civilização egípcia como tendo suas raízes na própria África, estão as pesquisas que vem sendo feitas por um grupo da Universidade La Sapienza, de Roma, chefiado por Bárbara Barich. O local fica no chamado Wadi El-Obeid, no tórrido e inóspito deserto Líbico.Na ilustração de seu “ensaio fotográfico”, Thomas Miller alinha uma sequência de fotos, nas quais procura mostrar a similitude de certas formações rochosas dos desertos que circundam o Egito, com as formas adotadas pelos arquitetos egípcios para suas sepulturas (mastabas, pirâmides) e templos. A começar pelas três famosas pirâmides de Gizeh (dos faraós Queóps, Quéfren e Miquerinos) cuja distribuição e formato seriam assemelhadas comformações rochosas do deserto ocidental .


5- Faça a referência do livro acima.


 Doberstein,Arnoldo,O Egito Antigo,Primeira Edição, Porto Alegre, EDIPUCRS, 2010.


6- Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito.Utilizando o Google livros.
O Egito Antigo-Para ele a revolução agrícola teve duas fases. Na primeira delas ainda não teria se produzido a divisão social do trabalho, nem o surgimento das chefias dirigentes.https://books.google.com/books?isbn=8539700212


7- Recomendar um filme ou documentário sobre o antigo Egito.Usando o You Tube.
Sinopse: Assassinatos, tramas de roubos, desvios sexuais. Essas não são manchetes de hoje, são os primeiros escândalos registrados nos antigos hieróglifos egípcios. "Eles viviam como nós, tinham as mesmas esperanças, temores, ganância, luxúrias, sentimentos adúlteros". Mas tanto na época como agora, mas comportamento tinha consequências. São contos raros que expõem a Terra dos Faraós como nunca se viu. Esses são os escândalos do mundo antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário