A) Do Alto Império:
Época Áurea do regime imperial.
Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia, é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.
B) Do Baixo Império:
Marcada por uma forte instabilidade política, militar e econômica.
2- Quais foram as três principais forças políticas utilizadas pelo Imperador para governar? Pág, 187
O senado, a plebe urbana e, sobre tudo o exercito.
3- Como funcionava a política do pão e circo? Pág. 187
Otávio Augusto oficializou a política do pão e circo, a distribuição de trigo e a realização de espetáculos para as massas, como as corridas e lutas de gladiadores, o que apaziguou a plebe urbana.
4- Como os políticos buscavam o voto popular? Pág. 188
Os políticos buscavam o voto popular patrocinando jogos para a população. Essa situação em Roma ficou tão seria, que o senado aprovou uma lei proibindo a candidatura de quem realizasse jogos no período de dois anos anteriores a uma eleição.
5- Explique como a Pax Romana favoreceu as letras e as artes. Pág 189
Pax Romana também favoreceu as letras e as artes. Escritores, artistas e poetas passaram a receber apoio oficial por meio de Caio Mecenas, um dos ministros do imperador. As antigas virtudes romanas foram revigoradas.
6- Como Nero governou Roma? O que ele acabou mandando fazer? Pág. 190
Nero, por exemplo, governou de 54 a 68 d.C. sem as qualidades de um grande general, decidiu conquistar os aplausos e a popularidade entre a plebe romana como um artista. Entretanto, conforme em relatos, ele acabou mandando matar sua própria mãe e incendiando parte de Roma.
Nero Cláudio César Augusto Germânico 15 de dezembro de 37 d.C. foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.
Nesse período, as estradas garantiam estabilidade e prosperidade. Muitos imperadores procuravam deixar sua marca na cidade por meio da construção de grandes monumentos. Pontes, aquedutos, termas, anfiteatros, mausoléus, colunas, arcos de triunfo, enfim, edificações monumentais exploravam as diferentes habilidades construtivas dos povos que passaram a fazer parte do Império.
Nenhum comentário:
Postar um comentário