O PRINCIPADO E A PAX ROMANA
1- Caracteriza as duas fases do período imperial:
A) Alto império:
Chamamos de Alto Império o período que se estende da sagração de Otávio (ver o texto Império Romano - República - Da crise ao Principado), em 27 a.C, até meados do século 3 d.C. Basicamente, esse é o período de consolidação e apogeu do poder romano.
B) Do baixo império: Essa fase foi marcada por crises em diferentes setores da vida romana, que contribuíram para pôr fim ao grande império.Uma das principais crises diz respeito à produção agrícola. Por séculos, os escravos foram a principal mão de obra nas grandes propriedades rurais. Entretanto, com a diminuição das guerras, o reabastecimento de escravos começou a ficar difícil. Além disso, com o passar do tempo, os romanos tornaram-se menos hostis aos povos conquistados, estendendo a eles, inclusive, parte de seus direitos. Ou seja, os povos dominados deixaram de ser escravizados.
2- Quais foram as três principais forças políticas utilizadas pelo imperador para governar?
O poder efetivamente se concentrou em torno da figura do imperador, que passou a governar equilibrando-se sobre as três principais forças políticas: O Senado, a plabe urbana e, sobretudo, o exército. A fase conhecida como principado foi marcada pelo crescente influência do exército na vida política.
3- Como funciona a política do pão e circo?
4- Como os políticos romanos buscavam o voto popular?
Os políticos buscavam os votos popular patrocinando jogos para a população. Essa situação em Roma ficou tão séria, que o Senado aprovou uma lei em 63 a.C. proibindo a candidatura de quem realizasse jogos no período de dois anos anteriores a uma eleição.
5- Explique como a Pax Romana favoreceu as letras e as artes?
A Pax Romana também favoreceu as letras e as artes. Escritores, artista e poetas passaram a receber apoio oficial por meio de Caio Mecenas, um dos ministros do imperador. As antigas virtudes romanas foram revigoradas. O poeta Virgílio, por exemplo, reavivou as lendas da fundação de Roma. Tito Lívio, por sua vez, escreveu uma história para a cidade.
6- Como Nero governou Roma? O que ele acabou mandando fazer?
Nero, governou de 54 a 68 d.C. Sem qualidades de um grande general, decidiu conquistar os aplausos e a popularidade entre a plebe romana como um artista. Entretanto, conforme relatos, ele acabou mandando matar sua própria mãe incendiando o quarto de Roma.
7- Explique sobre as estradas, pontes e outras obras.
As estradas garantiam estabilidade e prosperidade. Muitos imperadores procuravam deixar sua marca na cidade por meio da construção de grandes monumentos. Pontes, aquedutos, termas, anfiteatros, mausoléus, colunas, arcos de triunfo, enfim, edificações monumentais exploravam as diferentes habilidades construtivas dos povos que passaram a fazer parte do império.
Baixo império romano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário