O Alfabeto dos Fenícios
1- O Alfabeto dos Fenícios
2- a) Quando criaram o Alfabeto dos Fenícios? O alfabeto fenício foi o alfabeto usado pelos fenícios, com seu desenvolvimento por volta de 1200 a.C.
b) O que é o Alfabeto dos Fenícios? O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.
c) Com a criação do Alfabeto, o que contribuiu para com a escrita? A escrita deixou de ser um privilégio de sacerdotes e escribas e atingiu novas camadas sociais: soldados, mercadores, engenheiros e administradores. Além disso, o alfabeto fenício serviu de base para as escritas hebraica, aramaica, grega e latina.
d) Entre as invenções fenícias, quais se destacam? Destacam-se os finos tecidos tingidos em cor púrpura, fabricados com um corante extraído do murex, molusco encontrado na região.
e) Qual era a religião dos Fenícios? A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas: as divindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga.
Palavras-Chaves
Hieroglífica - Pode ser definido como uma escrita sagrada, e era dominada apenas por pessoas que tinham o poder sobre a população, como: sacerdotes, membros da realeza e escribas.Púrpura - O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.
Murex - É um animal marinho, molusco, da Classe dos Gastrópodes que ocorre nos oceanos Pacífico e Índico e também em áreas do mar Mediterrâneo.
Antropomórfica - O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário