quinta-feira, 27 de abril de 2017

Nicolas vilodre e Vitinho




                               Código de Hamurábi
                               
No alto do monumento, Hamurabi recebe de Shamash, deus dos oráculos, as leis da equidade da justiça, dispostas em 46 colunas de 3.600 linhas. Nele estão codificadas as leis de seu tempo, de um reino de cidades unificadas, um agrupamento de disposições casuísticas, de ordem civil, penal e administrativa. Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião: olho por olho, dente por dente,  sangue por sangue, carne por carne e da ordália (julgamento divino).


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::Questões ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
1.Oque é código de Hamurábi?oque significa?   Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura.


2. fale sobre as leis do código de Hamurabi?As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns. Para isso, Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.


3.cite 5 leis do codigo de Hamurabi: 1.Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então que aquele que enganou deve ser condenado à morte. 

2. Se alguém fizer uma acusação a outrem, e o acusado for ao rio e pular neste rio, se ele afundar, seu acusador deverá 
tomar posse da casa do culpado, e se ele escapar sem ferimentos, o acusado não será culpado, e então aquele que fez a acusação deverá ser condenado à morte, enquanto que aquele que pulou no rio deve tomar posse da casa que pertencia a seu acusador. 

3. Se alguém trouxer uma acusação de um crime frente aos anciões, e este alguém não trouxer provas, se for pena capital, este alguém deverá ser condenado à morte. 

4. Se ele satisfizer aos anciões em termos de Ter de pagar uma multa de cereais ou dinheiro, ele deverá receber a multa que a ação produzir. 

5. Um juiz deve julgar um caso, alcançar um veredicto e apresentá-lo por escrito. Se erro posterior aparecer na decisão do juiz, e tal juiz for culpado, então ele deverá pagar doze vezes a pena que ele mesmo instituiu para o caso, sendo publicamente destituído de sua posição de juiz, e jamais sentar-se novamente para efetuar julgamentos. 


4.Qual é a importância do codigo de hamurabi? Durante o período de hegemonia do império babilônico sobre a Mesopotâmia (1800-1500 a.C.) o rei Hamurabi foi responsável por uma das mais importantes contribuições culturais daquele povo: a compilação de um código de leis escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente de geração em geração ou de forma consuetudinária - costumeira.


4.Qual a importância do Código de Hamurabi para a história do Direito? O código de Hamurabi tem inicio bem antes do Romano na Mesopotâmia, não era obrigatório o uso dele pelos juizes e as leis dos governantes, existe no direito uma corrente chamada de direito natural, pois o código de Hamurabi, mesmo que seja submisso, era escrito e regulamentava a vida cotidiana assim como nossa Constituição . 





palavras chaves:

Hamurabifoi um rei babilônico do século XVIII a.C

leis:é o conjunto de normas recolhidas e escritas

Rochas:Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides.

Talião:lei de talião, também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É a lei, registrada de forma escrita, mais antiga da história da humanidade.






























Filipe & Robson

Cidade da Babilônia

1_ 
Portão da cidade da babilônia.

2_ 
2.1_como se deu o começo do império babilônico?
Resposta: 
 Na Mesopotâmia houve uma dizimação de sumérios e acádios por meio de uma invasão territorial, isso por volta do ano de 1900 a.C.. Os povos do deserto árabe, chamados amoritas, criaram uma civilização onde a principal cidade era a Babilônia. Contudo, somente no século XVIII a.C., o Rei Hamurábi pacificou a região e fez o Primeiro Império Babilônico.
2.2_ Qual foi a fonte de inspiração da arte babilônica?depois como ficou a cidade com a reconstrução por Nabucodonosor II.
Resposta:
 A arte suméria foi fonte de inspiração da sua produção artística pelo menos sob a primeira dinastia. Posteriormente a Babilônia foi dominada por outras culturas e no período de 722 a 626 a.C.,depois da reconstrução da cidade por Nabucodonosor II, que reinou de 605 a 562 a.C. e transformou a Babilônia em uma das maiores cidades da Antiguidade.
2.3_ O que cabia ao rei da Babilônia?e os mercadores,o que faziam.
Resposta:
Ao rei cabia garantir as matérias-primas, sobretudo por meio da guerra. Os documentos cuneiformes registram contratos de todo tipo e textos legais de diversas épocas, os mercadores tinham um papel de primeira importância, informar ao rei a situação dos estados vizinhos.
2.4_Qual foi o primeiro trabalho cientifico da babilônia?  
Resposta:
O primeiro trabalho científico sobre as ruínas foi realizado pelo britânico Claudius James Rich, que no início do século XIX fez o primeiro trabalho cartográfico do local, que foi pioneiro na exploração científica da Mesopotâmia.
2.5_ Como se deu o fim do império babilônico?
Resposta:
Os refinamentos da cidade da Babilônia transformaram-na numa cidade de corrupção e, pouco a pouco, suas defesas militares foram enfraquecidas. Em 539 a. C., Ciro II, rei da Pérsia, aproveitou-se da decadência moral e militar da grande cidade e atacou-a, tornando impossível qualquer resistência. Os exércitos persas entraram na cidade sitiada sob os aplausos do povo, fato incomum na Antiguidade. A corrupção e as imoralidades vividas na corte de Nabonide, seu último rei, provocaram o descontentamento do povo, o que facilitou ainda mais a conquista persa. Era o fim de mais um império babilônico.
3_
3.1_império:estado governado por um imperador.
3.2_Corrupção: Comportamento desonestofraudulento ou ilegal que implica a troca de dinheirovalores ou serviços em proveito próprio.
3.3_Guerra: inimizade declarada e luta armada entre nações ou partidos

3.4_Decadência: ato ou efeito de decair.

Franciely & Robert

                              Os Persas e a Estrada Real                            

   


Extensão do Império Persa


                    1-Aonde eles habitavam? Sabe-se que eles habitavam as regiões desérticas do sul da Pérsia, rodeadas de montanhas, e que eram exímios guerreiros e cavaleiros,Viviam na região onde hoje está localizada o Irã, este povo iraniano contava com comunidades de expatriados, que falavam o mesmo idioma e tinham uma cultura bastante peculiar.

                    2-O que Ciro II se tornou? E oque conquistou? Se tornou Rei dos Persas e fundou a dinastia Aquemênia, revoltando-se contra o domínio dos medos e iniciando uma série de conquistas com vistas á expansão do império. Após submeter a Lídia, Ciro conquistou a Babilônia, a Síria e a Palestina, territórios que os Persas passaram a dominar .

                   3-O que fizeram os sucessores de Ciro,Cambisses e Dario, após conquistar a Babilônia? Prosseguiram as conquistas e anexaram o Egito, a Líbia, o vale do Indo, a ilha de Chipre e toda a costa da Ásia menor, chegando à Tracia. Dessa maneira, por volta de 490 a.C, a Pérsia se tornou um dos maiores Impérios da antiguidade, conferindo unidade ao Oriente próximo e aos territórios adjacentes.

                   4- Como foi construída a Estrada Real? A estrada Real foi construída por Dario 1 média perto de 2400 quilômetros de comprimento e cortava o império, unindo Sardes, nas proximidades do mar Egeu, ao palácio de Susa, no Golfo Pérsio. A segurança da estrada era garantida por uma constante patrulha imperial e possuía mais de cem postos.

                   5- O que o império Persa representou? Representou um grande esforço de unificação política de um amplo território habitado por diferentes povos. Governado por um rei, representante dos deuses, o império foi dividido em satrapias, onde postos de defesa e coleta de impostos foram instalados.




                                                     Palavras Chave

Império-Poder ou autoridade de um imperador ou de uma imperatriz.
Guerreiros-Homem ou pessoa batalhadora, que luta. Pessoa forte e capaz, que vence os desafios, aquela que não desiste.
Comunidades-Comunidade é um espaço onde todas as pessoas de todos os lugares vivem.
Território-Espaço delimitado na natureza por um grupo (social) ou indivíduo, animal ou humano. Com o qual se identificam e (via de regra) são identificados. Onde encontram e ou produzem os meios materiais à sua existência.
Povos- Conjunto de indivíduos que constitui uma nação.























Vitória e Júlia


OS SUMÉRIOS

 Gudea, um dos governantes que controlaram a cidade sumeriana de Lagash
Gudea, um dos governantes que controlaram a cidade sumeriana de Lagash


Questões:


1)Quem eram os Sumérios?

Os sumérios desenvolveram sua civilização na região sul da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre (área integrante do Crescente Fértil). Habitaram esta região, conhecida como Suméria, entre os anos 4.000 a.C. e 1.950 a.C.

2)Quais foram as primeiras cidades criadas pelos Sumérios?

Próximo de 3.500 a. C., Os Sumérios já haviam criado mais de dez cidades as principais eram: Ur, Uruk, Nipur e Lagash.


3) Como os antigos Sumérios garantiam sua sobrevivência?

A sobrevivência era garantida pelo cultivo de trigo, cevada, legumes e frutas, pela criação de ovelhas, cabras, porcos, bois, muares e pela pesca.Os Sumérios também se dedicavam ao comércio local e com as cidades bem mais longínquas, como as do Vale do Rio Indo.

4)Como foi arquitetura e cidades sumérias?

Os sumérios foram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos. 
Construíram várias cidades-estados importantes como, por exemplo: Nippur, Ur, Kish, Uruk,  Lagash e Eridu.

5)Cite uma contribuição cultural dos Sumérios:

Foi o a criação do sistema de escrita cuneiforme, por volta de 4.000 a.C. Neste sistema, os sinais representavam ideias e objetos. Usavam placas de argila (barro), onde cunhavam (marcavam com cunhas) esta escrita. Muito do que sabemos atualmente, sobre este período da história, devemos as placas de barro com registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos deste período.


PALAVRAS-CHAVES
CIVILIZAÇÃO:Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo.
MESOPOTÂMIA:É uma palavra de origem grega que significa "terra entre nós" - uma referencia aos rios Tigre e Eufrates.
ESCRITA: Ação de apresentar grafia em papel ou em qualquer outro local que dê para executar a ação.
CUNEIFORME: A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita.


guilherme araujo vinicius prates

                                         Moisés e o êxodo de hebreu



Moisés ao  mar vermelho.
1- O que ordenou quando ramsés subiu ao trono?
ordenou a construção da cidade de pi-Ramsés no delta do Nilo 

2- Quem era o primogênito de Ramsés? 
Amunherwenewmef 

3-oque significa a palavra êxodo? 
A palavra “êxodo” significa “saída” e no caso desta parte da Bíblia a ideia central é a liberdade do povo e a aliança então estabelecida entre o deus dos hebreus e os homens que, por sua vez, recebem diretamente da divindade as leis que transformaria a relação entre as pessoas.

4- Oque Moisés e seu irmão Aaraão fizeram ao se encontrar com o faraó?
Ao se encontrar com o faraó, Moisés e seu irmão Aarão tentam convencê-lo a libertar os escravos, mas estes eram numerosos e praticamente a força de trabalho do país, assim, o faraó não os deixa ir e ainda os castiga retirando a palha pronta para que fizessem os tijolos e os sobrecarrega de trabalho para que não pensassem em seu deus.

5-Oque a  bíblia narra que após a morte de José ? 
os filhos de seus filhos se multiplicaram e tornaram-se numerosos e poderosos nas terras do Egito. Por já ter passado anos da morte de José (que tinha sido amado pelo o faraó e sua família já que previu uma seca de sete anos que, se não fosse seu aviso prévio, teria matado a população de fome), o novo faraó não conhecia sua história e vendo que os filhos de Israel eram muitos e com o medo de que em caso de guerra eles se aliassem com os inimigos do Egito, foram transformados em escravos e obrigados a construir as cidades-armazéns de Pitom e Ramsés.


                                               Palavras-Chaves 
Faraó- era a designação (título) atribuído aos reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito.

Sacerdotes-   sacerdotistas são conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mai primitivas.Eles existem em todos ou alguns ramos do judaísmocristianismoxintoísmohinduísmo, e muitas outras religiões.

Museu Egípcio é o mais importante museu do Egito. Situado no Cairo, a capital do país, a coleção do museu é composta por um imenso leque de mais de 120.000 antiguidades egípcias, reencontradas nas inúmeras escavações que se fizeram e fazem no Egito até hoje.

mar Vermelho -(árabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e o golfo de Áden. A norte se encontram a península do Sinai, o golfo de Aqaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o mar Mediterrâneo).

Laíza Gabriele Baptista da Silva e Danielle Spencer Dos Santos Andrades

 
               
                                               Os fenícios e a cidade de Cartago


                                          1-Inserir uma imagem com legenda.
             

2-Elaborar cinco perguntas com respostas completas:
A)Como os romanos conseguem descobrir o sistemas usado por Cartago na produção de navios?Usando de engenharia reversa nos navios cartaginenses capturados. Assim, Roma consegue remontar rapidamente sua esquadra e começa a virar o jogo contra Cartago. No final da Primeira Guerra Púnica, Roma detém o controle do Mediterrâneo e de Sicília.

B)Quem era o general com ódio a Roma?E acredita ser capaz de derrotar o que?Surge um grande general chamado Aníbal, com ódio a Roma criado e desenvolvido desde criança por seu pai. Aníbal acredita ser capaz de derrotar a república romana com um exército de elefantes partindo do sul da península Ibérica, passando pelos Pirineus até atingir a península Itálica, algo que os italianos achariam impossível de ser realizado com boas razões.

C)O que deixou os Romanos enfurecidos e com inveja do sucesso comercial dos Cartagos? Cartago foi extorquida até os ossos por Roma, que lhe impôs uma dívida que, imaginavam os Romanos, levaria uns 50 anos para ser paga. Cartago, reconstruída novamente e com sua aptidão ao comércio, pagou tal dívida em 10 anos, o que deixou os romanos enfurecidos, e invejosos de seu sucesso comercial. 

D)Quando a cidade foi destruída?E como ficou?Foi destruída ao fim da terceira guerra  púnica  por Cipião Emiliano (146 a.C). A cidade foi arrasada até aos seus alicerces e o chão foi salgado (colocado sal) para que nada nele crescesse.

E)Qual a maior habilidade dos Fenícios?Os fenícios tinham alcançado uma notável habilidade na arte do tingimento e os tecidos eram apreciados a ponto de se tornarem sinal de riqueza e requinte. Os fenícios usavam tecidos de lã ou linho, e os tingiam a partir de um pigmento obtido de moluscos chamados de múrices ou murex.


3-Quatro palavras chaves e seus significados:
Plutocráticas:
Relativo a plutocracia, sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico.

Talassocracia:É uma palavra de origem grega que significa domínio sobre os mares. Assim, o poder de um Estado talassocrático está associado ao domínio militar que exerce sobre os mares.
Cartago:
Foi uma potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
Fenícios:
O termo moderno fenício é de origem grega, e deriva da palavra phoinikes, cujo significado refere-se a cor vermelho-purpura associada ao tecido de cor purpura confeccionado por esse povo.

Tayane e Rafael - O Alfabeto dos Fenícios

O Alfabeto dos Fenícios

1- O Alfabeto dos Fenícios
Resultado de imagem para o alfabeto dos fenicios

2- a) Quando criaram o Alfabeto dos Fenícios? alfabeto fenício foi o alfabeto usado pelos fenícios, com seu desenvolvimento por volta de 1200 a.C.

b) O que é o Alfabeto dos Fenícios? O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.

c) Com a criação do Alfabeto, o que contribuiu para com a escrita? A escrita deixou de ser um privilégio de sacerdotes e escribas e atingiu novas camadas sociais: soldados, mercadores, engenheiros e administradores. Além disso, o alfabeto fenício serviu de base para as escritas hebraica, aramaica, grega e latina. 

d) Entre as invenções fenícias, quais se destacam? Destacam-se os finos tecidos tingidos em cor púrpura, fabricados com um corante extraído do murex, molusco encontrado na região. 

e) Qual era a religião dos Fenícios? A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas: as divindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga.

Palavras-Chaves

Hieroglífica - Pode ser definido como uma escrita sagrada, e era dominada apenas por pessoas que tinham o poder sobre a população, como: sacerdotes, membros da realeza e escribas.

Púrpura - O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.

Murex - É um animal marinho, molusco, da Classe dos Gastrópodes que ocorre nos oceanos Pacífico e Índico e também em áreas do mar Mediterrâneo. 

Antropomórfica - O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica.






Pedro e Luis Winicius



                   

                                          Escrita Cuneiforme

                                Resultado de imagem para escrita cuneiforme

                            1.  escrita cuneiforme foi desenvolvida por quem? escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3 500 a.C. 


                            2. Os primeiros pictogramas eram gravados em : tabuletas de argila, em sequências verticais de escrita com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos. Até então duas novidades tornaram o processo mais rápido e fácil: as pessoas começaram a escrever em sequências horizontais.

                           3. Tabuletas cuneiformes podiam ser tostadas em : fornos para prover um registro permanente; ou as tabuletas poderiam ser reaproveitadas se não fosse preciso manter os registros por longo tempo.

                          4. A escrita cuneiforme foi adotada por quem?  pelos acadianos, babilônicoselamitashititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito


                          5. Os sumerios utilizavam o que para escrever? 
Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

                                            Palavras chaves

    
Hieróglifo : Hieróglifo ou hieroglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias.




Arqueologia: Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades já extintas, através de seus restos materiais. 





Línguas semíticas : As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas camito-semíticas.

As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são a língua árabe, o amárico, o aramaico, o hebraico e a língua tigrínia.
O termo "semítica" para essas línguas é etimologicamente errado de algumas formas, mas é o termo padrão em linguística.


Suméria :  foi uma antiga civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia, atual sul do Iraque e Kuwait, durante a Idade do Cobre (ou Calcolítico) e a Idade do Bronze inicial.