O EGITO ANTIGO
1- Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? Pág. 83
2- O que eram os nomos? Como as pessoas viviam? ? pág. 83
3- O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo? Pág. 83 e 84
4- Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou.
5- Faça a referência do livro acima.
6- Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.
7- Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.
Respostas:
1-
O Egito, localizado no nordeste do continente africano, constitui-se em uma das mais importantes sociedades surgidas no Neolítico.
Certa vez, em visita ao país, o historiador grego Heródoto afirmou: "O Egito é o presente do Nilo".
2-
Os nomos eram as primeiras aldeias sedentárias do Egito.
Vivendo de caça, pesca, criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo, do cultivo de cereais, linho, legumes, frutas e verduras.
3-
O aproveitamento das águas do rio, desde cedo, impôs aos egípcios a necessidade de se organizarem
4-
Depois da revolução agrícola e da consolidação da divisão social do trabalho, com a afirmação das chefias dirigentes, o fato que mais se destacou na “longa jornada dos egípcios para a civilização”, de que fala Aldred, foi a invenção da escrita. Como isso aconteceu? Como a escrita começou a existir no Egito primitivo? Aqui, como em outros temas, ainda não se tem consenso. Existem, pelo menos, três hipóteses:
• A primeira podemos chamar de Hipótese Setentrional. Defende que a escrita veio da Mesopotâmia, pelo Norte
• A segunda podemos chamar de Hipótese Meridional. Defende que a escrita veio da Mesopotâmia, só que pelo Sul, contornando a Península Arábica.
• A terceira podemos chamar de Hipótese PanAfricana. Defende uma origem africana para a escrita egípcia.
A Hipótese Setentrional: Cyril Aldred Essa é uma hipótese bastante aceita até agora pelos egiptólogos. Defende que a prática da escrita, no Egito primitivo, veio da Mesopotâmia, junto com outros avanços civilizatórios, como o uso do metal e da construção de casas com tijolos de barro. Um dos que defendem tal ponto de vista é o próprio Cyril Aldred.
A Hipótese Meridional: Mcneill e Lafforge A Hipótese Meridional tem em comum com a anterior o fato de que também considera que a escrita egípcia veio da Mesopotâmia. A diferença consiste no trajeto que essa influência possa ter percorrido. Como o próprio nome indica, o pressuposto é que a escrita teria vindo da Mesopotâmia para o Egito pelo Sul.
A hipótese Pan-Africana: Joseph Cervelló Autuori e Gunther Dreyer Tal como as pesquisas de Hierakonpolis e Farafra, que procuram demonstrar o começo “endógeno” (gerado na própria África) da agricultura e da estratificação social do Egito Antigo, outros estudos estão procurando demonstrar o desenvolvimento também autônomo (sem a influência mesopotâmica) da escrita egípcia. Nesse caso, as pesquisas estão centradas em Abydos, um importante centro religioso do Egito Antigo, local do santuário do deus Osíris.
5-
Sobrenome: WALTER DOBERSTEIN, Nome:ARONOLDO, Titulo: O EGITO ANTIGO, 1° edição , Local: Porto Alegre, Editora: Edipucrs, Ano: 2010
6-
Livro: EGITO ANTIGO, Autor: JHONSHON & PAUL
Neste livro, amplamente ilustrado, Paul Johnson analisa a fundo o desenvolvimento e o declínio de uma cultura que sobreviveu três mil anos, mantendo, durante todo esse período, uma notável pureza de estilo. O autor examina detalhadamente a localização geográfica, o Estado, a religião, a cultura, o cotidiano e a dinâmica dessa grande civilização. Veremos que nenhuma cultura na história mundial possui tamanho requinte quanto a egípcia e que a tradição e a hierarquia foram os conceitos guardiães desta cultura.
7-